Prefeitura assina lei de doação de terreno ao Projeto Gabi
Entidade sem fins lucrativos presta atendimento a pessoas com deficiências múltiplas e severas
Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, assinou a lei complementar nº 2.992, que autoriza a Prefeitura a conceder direito real de uso ao Projeto Gabi. Com isso, a instituição fica autorizada a utilizar o local por dez anos, com a possibilidade de renovar a concessão.
A cerimônia de descerramento de placa foi realizada na nova sede da entidade, localizada na Av. Ivo Pareschi, 1.270, no Parque das Andorinhas. Além do prefeito, estiveram presentes o secretário da Assistência Social, Guido Desinde Filho, a presidente do Projeto Gabi, Marilaine Alves Sampaio e apoiadores do projeto.
"A Prefeitura de Ribeirão Preto apoia o Projeto Gabi e todas as entidades que são exemplares como essa, pelo esmero, pela dedicação, atuação singular. Sem esse atendimento, sem esse carinho, as pessoas atendidas certamente não teriam uma qualidade de vida adequada. Só o poder público não seria capaz de fazer o que o Projeto Gabi e tantos outros semelhantes fazem na nossa cidade”, afirmou o chefe do Executivo.
Fundado em setembro de 2018, o Projeto Gabi é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve Serviço de Proteção Básica para Pessoas com Deficiência em Domicílio, ofertando possibilidades de desenvolvimento de habilidades e potencialidades, desta forma conquistando a socialização, integridade física e moral.
Formado por uma equipe multidisciplinar equipada por especialistas como psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional e fisioterapeutas, atualmente, a instituição atende 43 pacientes de todas as faixas etárias.
“Meu marido e eu começamos os atendimentos na nossa casa, seguimos dessa forma por dois anos. Conforme aumentou nossa demanda, foi uma luta conseguir um espaço maior, pois gerava muitos gastos. Então, a doação do terreno foi uma grande conquista. A nossa expectativa para os próximos anos é poder, com a ampliação da área, oferecer maior qualidade de vida para essas pessoas, pois esse é o nosso foco desde o início”, disse a presidente.
De acordo com Marilaine, a entidade funcionava em um imóvel antigo e com condições precárias para atendimento, no bairro Geraldo Correia de Carvalho. Com o novo prédio, a sede passa a funcionar como central de captação de recursos e atendimento em casos espontâneos para prestação de informações. Com a futura ampliação, o objetivo dos fundadores é passar a atender os casos de pacientes com facilidade de locomoção.
“Como a cidade tem vários equipamentos que estão abandonados, achamos que seria muito importante que a entidade utilizasse esse equipamento, até mesmo porque está localizado em um bairro estratégico. Para nós, da assistência social, entidades como essas são parceiras que nos permitem ampliar mais esse tipo de atendimento”, acrescentou o secretário Guido Desinde Filho.
Projeto Gabi
O Projeto Gabi é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 18 de setembro de 2009, trazendo para a sociedade a realização de um trabalho inovador com Pessoas com Deficiência. É mantida por doações e verba do CMDCA.
Os trabalhos desenvolvidos na entidade começaram de uma maneira inteiramente particular. Está relacionado diretamente com as dificuldades e experiências vivenciadas pelos familiares de Gabrielly. A fundadora é tia-avó da menina, que teve anoxia neonatal, o que acarretou em uma distrofia muscular. Gabi viveu nove anos em estado vegetativo e, com todas as dificuldades, após 5 anos de muito esforço para nada faltar, os familiares se sensibilizaram também com a dificuldade do próximo, assim buscando proporcionar dignidade, meios para acessos de suas necessidades e o não afastamento do seu convívio familiar. Sendo assim, o Projeto Gabi presta o serviço de atendimento social sem alojamento.
Postado em 27 de Setembro de 2019 por Rotary Club de Ribeirão Preto-Oeste